A estatura humana pelas gerações

O ser humano é, aproximadamente, 10 cm mais alto do que era 150 anos atrás. A explicação desse “crescimento” está nos diversos avanços tecnológicos que possibilitaram melhor nutrição e saúde da população mundial no último século-e-meio, segundo o Professor John Komlos, da Universidade de Munique.

Esse contraste na estatura hoje e 150 anos no passado é uma evidência de como a fisionomia do ser humano é afetada por fatores do meio em que ele está inserido, inclusive entre populações geneticamente homogêneas. Por exemplo, a diferença entre a altura média na Coreia do Sul, para a Coreia do Norte -onde a população passa por constantes ondas de fome- pode atingir mais de 7 cm.

Estatisticamente falando, a população mais alta do mundo reside nos Países Baixos. A média é de 1,83m para homens e 1,70m para mulheres. No Brasil, a média urbana é de 1,73m para homens e 1,61m para mulheres. Se sentiu baixinho? Saiba que, ao acordarmos, somos alguns centímetros mais altos do que no fim do dia. Esse fenômeno curioso acontece por conta da compressão dos discos cartilaginosos entre as vértebras da coluna, que a perda de água e a própria gravidade proporcionam ao longo do dia. Em outras palavras, você encolhe e cresce diariamente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s