Pasteurização e UHT – qual a diferença?

Image

Lá no século XIX, um cientista francês chamado Louis Pasteur dava fim à teoria que dizia a vida vinha de matéria inanimada, muito popular na época. Num experimento muito interessante -você pode vê-lo aqui, Pasteur provou que a contaminação de alimentos se dava pelos micro-organismos presentes no ar, e não por alguma capacidade sobrenatural que os objetos possuíam de produzir seres vivos.

O processo que usamos hoje tem seu nome justamente em homenagem ao cientista pioneiro da infectologia que o inventou. Na pasteurização, o leite é elevado a temperaturas de mais de 70°C por 15 segundos e logo em seguida essa temperatura é derrubada para a casa dos 4. Esse choque térmico mata a maioria dos micro-organismos nocivos já presentes no leite, mas poupando uma parte dos probióticos -os famosos lactobacilos vivos que ajudam a regular a flora intestinal.

Image

O UHT –Ultra Heat Treatment- não é um processo muito diferente. O que muda é que, esse sim, por conta das temperaturas de quase 150° C, esteriliza totalmente o leite. Isso tem suas vantagens e desvantagens, visto que apesar de permitir que o leite tenha uma validade maior -o leite longa vida pode durar meses se guardado na geladeira, o UHT elimina todos os probióticos que a pasteurização mantém em parte.

Tanto o leite pasteurizado quanto o UHT perdem nutrientes e vitaminas importantes, mas essa perda é bem maior no UHT quando comparado ao leite pasteurizado.

O leite é só um dos produtos que sofrem pasteurização: sucos, vinhos, cervejas e muitos outros alimentos também recebem esse tratamento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s