Pimenta!

Você sabe por que comer pimenta judia tanto da sua boca? A sensação de ardor é causada por uma substância chamada capsaicina, presente no tecido que envolve as sementes. Essa substância é excepcionalmente irritante para mamíferos e funciona mandando um falso sinal para o cérebro que a boca está pegando fogo. Mas ela age como um inofensivo analgésico para pássaros (que funcionam como fator de disseminação importante).

Um fato curioso é que ao comer pimenta, não adianta nada beber água e, por sinal, é uma péssima ideia, pois ajuda a capsaicina a se espalhar pela boca, já que ela não se dilui em água. Uma solução eficaz é um bom gole de leite, que contem as gorduras neutralizantes da capsaicina (leite integral funciona ainda mais).

Inclusive, existe uma escala, a Scoville, que mede o grau de ardência de pimentas. A mais ardida do mundo é a indiana Bhut Jolokia, popularmente conhecida como Ghost Chili, batendo nada mais, nada menos que 1 milhão de pontos de calor.

Num restaurante do Texas, EUA, há um desafio que envolve comer um sanduíche contendo fatias de pimenta Bhut Jolokia, Jalapeño (3500 – 8000 pontos), Serrano (8000 – 23,000) e molho Habañero (200000 – 350000). Mas esta não é a pior parte: depois de terminar o hambúrguer, o competidor deve aguentar mais 5 minutos sem poder beber líquido algum (se beber é desclassificado). O lanche é tão hardcore que, antes de participar do desafio, o competidor assina um formulário dizendo que está ciente de possíveis danos “que podem e provavelmente irão ocorrer”:

Além disso, também recomenda-se na hora o manuseio do hambúrguer com luvas. Quem conseguir realizar a proeza tem foto e nome pendurados na “Wall Of Flame”.  Veja você mesmo(a) Adam Richman, apresentador do programa Man Vs. Food, encarar o desafio:

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s