Medidas – um pouco de História

Vamos supor que você precise comprar uma certa quantidade de cabo de rede. Você vai até a loja e pede o quanto precisa. Para que você não leve a mais nem a menos, há uma medida a que o vendedor obedece, no caso, o metro. Para que isso aconteça, é necessário que haja um padrão, um modelo ideal.

Unidades de medida mais primitivas utilizam o corpo humano como referência (como por exemplo a jarda, que equivale à distância do nariz do rei inglês Henrique I até o polegar do seu braço estendido, que equivale a 0,9144 metros). Isso faz delas um tanto imprecisas, mas ainda sim, este não é o maior problema. Várias unidades diferentes apareceram por aí, pois não temos todos corpos iguais, certo? Esses fatores atrapalhavam em muito o comércio entre nações que adotavam medidas diferentes. Com isso, sentiu-se a necessidade de criar um padrão.

Hoje em dia, quase todos os países têm medidas em comum oficializadas e padronizadas pelo Sistema Internacional de Unidades. Dentro delas estão:

– Metro (m), para comprimento

– Quilograma (kg), para massa

– Segundo (s), para tempo

– Ampère (A), para corrente elétrica

– Kelvin (K), para temperatura termodinâmica

– Mol (mol), para quantidade de matéria

– Candela (cd), para intensidade luminosa

As abreviações respectivas de cada unidade também foram definidas pelo Sistema.

Com os avanços científicos do século XX, as definições de algumas medidas ficaram mais precisas. O metro, a partir de 1983, foi definido como a distância que a luz percorre em 1/299792458 segundo e com a invenção do relógio atômico, o tempo de transição entre dois níveis de energia do césio 133 foi tomada como referência para o segundo. Mesmo assim, o quilograma, por exemplo, ainda tem como modelo o pequeno cilindro oficializado como protótipo internacional do quilograma em 1889 .

Protótipo Internacional do Quilograma

É claro que as medidas antigas, como o pé, a jarda ou a milha não estão completamente extintas. Em alguns casos, por conveniência ou por tradição, elas são exclusivamente usadas. Pranchas de surfe, por exemplo, são medidas em pés; e campos de futebol americano, em jardas.

Prancha de surfe de 6 pés e 5 polegadas

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s