O que é Chroma Key?

Já ouviu falar de Chroma Key? É uma técnica de vídeo muito usada tanto em produções caseiras (como vídeos para o YouTube) quanto em grandes produções de cinema e noticiários de grande audiência. Ele é parte do processo de adição de efeitos visuais a uma determinada cena e até construção de cenários inteiros.


O keying, como também é chamado o processo, é realizado colocando-se um fundo de cor diferente da do figurino e da pele do personagem (geralmente verde ou azul) que será filmado.

Depois, na hora da edição, esse fundo é trabalhado como uma segunda camada, atrás do personagem (gente que já mexeu com Photoshop vai entender isso mais facilmente) e substituído pelos gráficos desejados. Se o fundo é da mesma cor que o personagem, uma parte ou ele totalmente acaba sendo cortado da cena. Isso já foi feito intencionalmente na saga Harry Potter para criar os efeitos da capa de invisibilidade.

 Já se perguntou por que quase todos os âncoras de telejornais têm cabelo liso, principalmente os que apresentam a previsão do tempo? É porque o contorno da imagem do jornalista mais definido facilita a sua sobreposição às várias imagens que passam por trás deles.


Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s