Touchscreen explicado!

Telas sensíveis ao toque estão por toda parte hoje em dia. Você nunca se perguntou como é possível que o dispositivo saiba o exato ponto em que você está encostando?

Temos dois tipos mais utilizados de touchscreen: o resistivo e o capacitivo.

O touchscreen resistivo trabalha com uma camada na qual uma corrente elétrica passa, com outras camadas sobrepostas. A última delas (mais próxima do exterior) é geralmente de vidro, plástico ou acrílico e serve como proteção para o sistema. Quando você aperta um determinado ponto, o sistema reconhece a alteração na corrente elétrica por meio de um sistema de coordenadas pré-programadas e processa isso para que uma determinada ação seja executada.

Por ser ativada pela pressão do toque, a tela resistiva pode ser manuseada com quase qualquer superfície. Lembra da stylus, aquela hastezinha de plástico que todos tinham a odiosa mania de chamar de ‘canetinha’? Ela é a prova concreta disso.

A tela capacitiva possui uma carga elétrica constante armazenada nela. O corpo humano é um condutor natural de eletricidade, então a distorção no campo já acontece com o simples toque dos dedos. A tecnologia capacitiva é razoavelmente mais cara que a resistiva, por se tratar de um equipamento mais sensível e preciso. É ela que está empregada em produtos da Apple, como o iPad.

Telas capacitivas possibilitam toque múltiplo (como ampliar uma foto com dois dedos no iPhone), dando uma certa liberdade a mais para o usuário e também para os desenvolvedores de jogos e aplicativos para plataformas que usam essa tecnologia.

Outra vantagem é que, por não precisar de tantas camadas para o seu funcionamento, o display capacitivo deixa uma maior quantidade de luz da emissão original passar (cerca de 90% contra os 70% do resistivo).

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s